Apoio à Graduação   Apoio à Pós-Graduação   Destaque   Contato
Home Você Está Aqui: Home
Linhas de Pesquisa PDF Imprimir E-mail

Circuitos Neurais: Estudo da dinâmica, em tempo real, de circuitos neurais envolvidos com uma específica função ou uma disfunção associada a uma patologia. Avaliar a evolução do sinal ao longo da via auditiva primária em animais audiogênicos. Papel da potenciação sináptica, durante o abrasamento audiogênico, no recrutamento do lobo temporal. Estudar a dinâmica dos circuitos neurais envolvidos no controle central de parâmetros cardiovasculares, com ênfase nas aferências de pressorreceptores. Estudo de toxinas do veneno de aranha como neuroprotetores. A isquemia cerebral é dependente de calcio e da liberação de glutamato. As toxinas do veneno de aranha são bloqueadoras de canais de calcio e inibem a liberação de glutamato. Desse modo as toxinas estão sendo testadas na isquemia cerebral onde ocorre aumento do influxo de calcio e da liberação de glutamato.

 

Epilepsia: Estudo dos substratos, mecanismos e circuitos neurais envolvidos em modelos animais de epilepsia generalizada e parcial complexa. Desenvolvimento de um sistema capaz de registro simultâneo de comportamento e variáveis eletrofisiológicas, eg. Vídeo-EEG. Efetuar correlações estatísticas entre seqüências comportamentais e os substratos neurais envolvidos na crise epiléptica, Neuroetologia. Criar software necessário para a análise etológica das crise

 

 

Neurotoxinas: Estudo de toxinas do veneno de aranha como neuroprotetores. A isquemia cerebral é dependente de calcio e da liberação de glutamato. As toxinas do veneno de aranha são bloqueadoras de canais de calcio e inibem a liberação de glutamato. Desse modo as toxinas estão sendo testadas na isquemia cerebral onde ocorre aumento do influxo de calcio e da liberação de glutamato.

 

 

Neuroimuno: Estudo in vitro e in vivo aspectos estruturais e funcionais subjacentes aos mecanismos de dor operantes nos modelos de dor inflamatória e neuropática. Avaliar o perfil de resposta imune humoral (resposta de isotipos)e de células (células dendríticas) contra proteínas recombinantes de Plasmodium falciparum e P. vivax, candidatas à vacina, em indivíduos com diferentes histórias de exposição em áreas endêmicas brasileiras. Avaliar o efeito no sistema nervoso central (SNC) das toxinas oriundas do veneno do escorpião Tityus serrulatus. Determinar o papel do SNC, especificando os substratos neurais, na gênese do edema pulmonar, arritmias cardíacas e morte observados em acidentes graves de picada de escorpião. Investigar disparos EEGráficos epileptiformes decorridos de injeção i.c.v. e em núcleos específicos do encéfalo de modo a estabelecer a viabilidade da criação de um novo modelo de epilepsia animal.

 

 

Memória e comportamento: através da utilização de diferentes paradigmas, estudamos o processamento da memória sob os aspectos comportamental e molecular.
Nossos projetos atuais focam principalmente na memória social, nas diferenças cognitivas entre sexos e na modulação  da memória do tipo-episódica pelas angiotensinas e hormônios femininos.

 

 

 

Neurodesenvolvimento e Comportamento: Além de alterações na sinalização neuronal, existem muitas evidências que sugerem o componente desenvolvimental em transtornos neuropsiquiátricos. Portanto, estamos estudando tanto o papel de genes quanto de sinalização intracelular no desenvolvimento de circuitos neurais e na emergência de comportamentos.

 

 

Núcleo de Neurociências - Universidade Federal de Minas Gerais

Top